Tempo de leitura: 9 minutos

Mesmo que a meditação esteja ganhando popularidade e sendo amplamente utilizada de várias formas, incluindo medicina complementar e alternativa, ainda existem muitos mitos e conceitos errôneos sobre meditação e como fazê-la, o que pode impedir as pessoas de tentarem, ou aproveitando ao máximo sua prática de meditação.

Aqui estão 12 dos principais mitos e os fatos reais.

Posição de Lotus - Comum em Meditação e Yoga

Mito 1 – Meditação é apenas relaxamento

Fato: Meditação envolve esforço mental. Pode ser relaxante e aliviar o estresse, mas o relaxamento não é o objetivo da prática. O objetivo da meditação é desenvolver uma mente calma e pacífica, que podemos usar para meditação profunda e fortalecimento pessoal.

Mito 2 – Meditação é apenas auto-hipnose

Fato: Hipnoterapia envolve um paciente sendo guiado por um terapeuta qualificado para mudar seu comportamento, como parar de fumar ou não comer demais. Ocasionalmente, pode acessar memórias esquecidas. A auto-hipnose tem o mesmo objetivo, só que neste caso é o próprio sujeito que acompanha uma fita ou uma instrução em vídeo, ou um script ou visualização pré-preparados. Um exemplo de roteiro pode incluir “Imagine o que você faria com todo o seu dinheiro se parasse de fumar” ou “Sempre que vir um pedaço de bolo, imagine-se em um biquíni na praia”.

Existem diferentes formas de meditação, e algumas envolvem visualização. No entanto, elas geralmente não tentam controlar ou modificar o comportamento. A maioria assume a postura de observar os pensamentos de uma pessoa, e o praticante de meditação está ativamente consciente e consciente durante toda a sessão.

Mito 3 – Meditação é difícil

Fato: a meditação não é difícil. Acalmar sua mente é difícil por causa do hábito arraigado da mente de pular de um assunto para o outro. É cheio de “tagarelice” e se distrai com algumas coisas e se fixa em outras. Aprender a focar seus pensamentos significará uma mente mais calma, capaz de funcionar de várias maneiras.

A meditação Zen ajuda você a se tornar mais presente e consciente. A meditação tibetana aproveita a mente calma e consciente para pensar ativamente sobre um determinado assunto. Alguns dos tópicos podem ser difíceis, como a natureza da nossa preciosa vida humana ou a importância da compaixão por todos os seres vivos, mas lembre-se da origem da palavra meditação, de pensar. Se você pode pensar, você pode meditar.

Mito 4 – Toda meditação é transcendental

Fato: A meditação transcendental é apenas uma forma e feita por uma porcentagem muito pequena de praticantes. A meditação transcendental é feita de uma certa maneira e com seus próprios objetivos particulares. É uma forma de meditação muito moderna comparada com as meditações zen e tibetana. Também não é gratuito, mas apenas ensinado por instrutores licenciados, o que pode custar uma pequena fortuna.

A meditação Zen e budista tibetana é muito mais comum e facilmente acessível a qualquer pessoa preparada para aprender mais, e aplica o que aprende através de sessões regulares de meditação.

A meditação da atenção plena é a forma mais comum de meditação no Ocidente, e é fácil o suficiente para ser feita em qualquer lugar depois de seguir algumas regras simples, que você aprenderá mais adiante neste guia.

Yoga - A Saudação dos Chakras

Mito 5 – Você tem que ser flexível e fazer ioga para meditar / você tem que sentar na posição de lótus

Fato: Esses mitos e equívocos estão ligados, mas ambos são falsos. A meditação é um componente de certas formas de yoga, como Hatha, Kundalini e Ashtanga, mas você não precisa praticar yoga para aprender meditação.

Você também não precisa se sentar na posição de lótus com as pernas cruzadas e os pés para o alto nas coxas opostas. Qualquer postura sentada, como em uma cadeira, de pernas cruzadas (pose fácil), ou mesmo em pé, funcionará bem contanto que você esteja confortável e possa sustentar a postura.

Há até meditações em movimento, como as que se fazem andando. Se você já conseguiu embalar um bebê para dormir ou colocá-lo em um carrinho de bebê ou no carro para que uma criança se acalme, você saberá como o movimento também pode alterar o estado de espírito de alguém e torná-lo calmo.

Por que a meditação é associada à flor de lótus? Porque é tão bonito e puro, e emerge da lama. Do mesmo modo, uma mente calma, pacífica e positiva pode emergir da nossa lama de pensamentos.

Mito 6 – Meditação é tudo sobre cantar Om

Fato: Esse mito está ligado ao #5. As pessoas sentam-se em postura de lótus e entoam OM, um mantra ou parte de um mantra, que é projetado para focar a mente. Mas você não precisa cantar, e há muito mais mantras que o Om. É apenas uma questão de que tipo de meditação você está fazendo e quais são seus objetivos.

OM (símbolo abaixo) traduzido grosseiramente significa: “Curvo-me à sabedoria dentro de você”, com você se referindo tanto a si mesmo quanto ao cosmos. É usado para concentrar a mente na meditação.

 

Mito 7 – A meditação é para tipos religiosos

Fato: a meditação é para todos. Algumas das palavras e frases da meditação podem parecer religiosas, mas tanto a meditação quanto a ioga são anteriores ao hinduísmo, a religião mais antiga do mundo.

Se você ainda tem preocupações sobre noções de “Deus” ou diz coisas como OM que podem ser contrárias a uma religião em particular, uma definição útil é que a meditação ajuda você a estudar a ciência da mente.

Mito 8 – A meditação é apenas para os orientais

Fato: Meditação é para todas as pessoas, de todas as idades. Aqueles no Oriente, como a Índia e a China, têm mais experiência com a meditação porque ela foi totalmente integrada à sua cultura ao longo dos séculos desde que foi desenvolvida. Ela durou mais de 5.000 anos (essa data é baseada no mais antigo texto escrito sobre yoga que descreve especificamente as práticas de meditação) porque realmente funciona. Algumas pessoas desistiram de sua meditação e ioga devido à modernização, mas muitas pessoas estão voltando a ele devido ao aumento dos níveis de estresse e à sensação de que algo está faltando em suas vidas.

Novamente, você não precisa fazer ioga, queimar incenso, cantar ou fazer qualquer coisa além de ficar quieto por alguns minutos em cada sessão de ioga. “Permaneça natural, enquanto muda suas aspirações”, é uma boa maneira de ver o que a meditação pode fazer em sua vida. Se você deseja alcançar o seu eu melhor, a meditação é um caminho na jornada para esse destino.

Mito 9 – Meditação é uma perda egoísta de tempo

Fato: Meditação é uma das melhores coisas que você pode fazer pelos outros e por si mesmo. A meditação permite que você observe seus pensamentos e emoções, não se envolva neles e permita que eles assumam o controle. Se você já disse ou fez algo que mais tarde se arrependeu enquanto estava sob uma forte emoção como a raiva, a meditação pode ajudá-lo a cortar a ligação entre o humor e a ação (inábil). Desta forma, você pode criar relacionamentos mais harmoniosos.

Muitos meditadores realizados também relatam sentimentos de estarem mais conectados consigo mesmos e com o cosmos. Esse senso de conexão com os outros traz empatia e compaixão, ambas ótimas ferramentas para desenvolver relacionamentos mais íntimos e remover sentimentos de solidão e isolamento que podem se desenvolver à medida que a pessoa envelhece.

Mito 10 – Meditação é uma tolice escapista

Fato: A meditação permite que você se envolva mais plenamente com o mundo, não escape dele. Melhora o foco, o que melhora a compreensão. Meditação não é sobre fugir de seus problemas, mas enfrentá-los de frente e procurar por soluções internas.

Mito 11 – Existe um aplicativo para isso

Fato: embora a tecnologia possa ajudar você a acompanhar sua prática de meditação e incentivá-lo com lembretes, dicas e muito mais, ela não fará todo o trabalho para você. A música e o canto podem ajudar a relaxar você para entrar no clima de meditação, mas isso não substitui o foco na respiração e a conscientização para aproveitá-la. Não há um botão fácil que ofereça um atalho para o autodesenvolvimento, apenas uma prática diária de meditação por alguns minutos todos os dias, que oferece uma mente calma e tranquila, que você pode usar para trabalhar nas metas que deseja alcançar.

Mito 12 – Meditação é deixar sua mente completamente vazia ou em branco

Fato: Meditação é sobre reduzir a interminável tagarelice da mente que nos distrai de nos concentrarmos naquilo que desejamos realizar. Sua mente nunca estará verdadeiramente em branco, mas você pode escolher o que você deseja ignorar e o que você deseja prestar atenção.

Na meditação, você se torna um observador, observando seus pensamentos e emoções aparecerem e desaparecerem como nuvens passando pelo céu. Não há necessidade de se apegar a uma determinada nuvem e começar a ficar obcecado por ela.

Não nos tornamos vazios de mente, nos tornamos conscientes de tudo o que é significativo, uma vez que afastamos a interminável tagarelice da mente de macaco. A mente do macaco oscila do pensamento para o pensamento sem qualquer coerência e pode muitas vezes causar danos porque nos faz pensar e, às vezes, agir de maneiras que não são sábias e úteis.

A confusão também surge como resultado do conceito central dentro do budismo, o do vazio. O vazio é uma consciência mental especial que não deve ser negligenciada ou confusa. Vamos dar uma breve olhada neste tópico profundo no próximo capítulo.