Tempo de leitura: 8 minutos

Há muitas perguntas sobre como iniciar uma prática de meditação e o que você encontrará quando começar. Aqui estão algumas das mais comuns e as respostas.

Yantra
Um yantra, uma forma geométrica de mandala ou vista do cosmos

O que ganho se começar a meditar regularmente?

Há muitos benefícios a serem obtidos com a meditação, incluindo menos estresse, distanciando-se de sentimentos aparentemente avassaladores, eliminando maus hábitos e conflitos e promovendo relacionamentos harmoniosos. Ele ajuda você a ver as coisas claramente, como se de longe, para que você possa trabalhar em todos os desafios que surgirem, em vez de ficar sobrecarregado por eles.

Quando é a melhor hora do dia para meditar?

Ao nascer do sol, no início da manhã é geralmente o momento ideal para meditar. Geralmente é silencioso em casa e fora de sua janela, então haverá menos risco de distração. Se isso acontecer, não desista. Traga seu foco de volta para sua respiração.

A noite é o segundo melhor momento, se você puder encontrar um lugar tranquilo para fazê-lo. O perigo está em vê-lo apenas como uma forma de relaxamento após um dia atarefado. Isso também aumenta o risco de você adormecer em vez de meditar.

Portanto, o melhor momento para meditar depende do nosso estilo de vida, situação familiar e condições de vida e circunstâncias pessoais. Resumindo: uma sessão de meditação dedicada uma vez por dia é melhor do que nenhuma meditação.

De um modo geral, é melhor manter os olhos fechados para não se distrair com a pilha de roupa no canto ou a pilha de papéis em sua mesa. Tendo dito isso, se você puder criar um refúgio pequeno, pacífico e sem bagunça para suas meditações, coloque itens edificantes nessa área que podem ajudá-lo a se concentrar caso abra seus olhos.

Por exemplo, mandalas e yantras (representações geométricas e de forma livre do universo) presos a uma parede em um canto do seu quarto, com você de frente para o canto, podem ajudar a focalizar a mente. Uma vela com fósforos à mão para que você possa acender a vela a qualquer momento ajudará se você perder o foco. Alguns minutos de meditação da vela podem melhorar muito a sua consciência. Só não se esqueça de apagá-la quando a sessão de meditação estiver concluída.

Por quanto tempo eu preciso meditar?

No começo de sua prática, 5 minutos são suficientes. À medida que você continua, no entanto, você deve adicionar um minuto por sessão ao longo de várias semanas até chegar a 15 e, em seguida, 20 minutos por sessão.

Eu tenho que sentar no chão?

Não. Sente-se onde você estiver confortável. Apenas certifique-se de que sua coluna esteja reta. E você também pode se deitar, levantar-se ou fazer meditações em movimento, se desejar.

Eu tenho que sentar em pose de lótus?

Não. Isso é apenas uma maneira de se sentar no chão com as pernas cruzadas. Sua prioridade é ficar confortável para que você possa se concentrar em sua atividade mental, e não em quão doloroso seu corpo está torcido como um pretzel.

Yoga - A Saudação dos Chakras

Eu preciso ter um guru?

A palavra guru significa apenas professor. Embora ajude alguém com experiência em meditação a dar dicas e sugestões úteis, fazer a prática é uma educação em si.

As gravações guiadas de meditação são úteis?

Eles podem ser uma vez que você aprendeu a aquietar sua mente para que você possa se concentrar em meditações mais profundas.

A música ajuda na qualidade da meditação?

Pode, depois de ter aprendido como reduzir sua distração e conversa mental. O perigo é que a música pode ser tão relaxante que pode fazê-lo cair no sono ou distraí-lo para que você esqueça o objetivo da meditação.

Ao mesmo tempo, cantos, mantras e música projetados para a meditação podem ajudar na transformação mental.

Devo ler muitos livros sobre meditação?

Não nos estágios iniciais. Normalmente, isso só irá confundi-lo, especialmente se você pegar muitos livros diferentes, porque existem muitos tipos diferentes de meditação.

Minha cabeça está tão cheia de pensamentos. Estou fazendo minha meditação, certo?

Se você notar muitos pensamentos, então você está fazendo certo. A maioria das pessoas nunca presta muita atenção à sua conversa mental. Ao observá-lo, você pode ignorar os pensamentos que não são úteis e concentrar-se naqueles que são.

A meditação está ligada a viver no momento?

Pode ser. Viver no momento também pode ser descrito como estando presente, consciente, em oposição a ausente, não consciente. Meditação Zen é tudo sobre estar presente no momento.

Alguém pode meditar, até mesmo idosos e crianças?

Sim, todos podem meditar quando aprenderem o básico. E as crianças podem realmente ser as melhores meditadoras porque são menos definidas mentalmente em comparação com os adultos. Os idosos tendem a ser menos distraídos e possuem maior sabedoria baseada na experiência.

Eu tenho que usar roupas especiais quando medito?

Turbantes e assim por diante não são necessários. Apenas vista-se confortavelmente para que nada esteja muito apertado quando estiver sentado.

Eu sou um cristão. Tudo bem meditar?

A meditação não pertence a nenhuma religião em particular. É usado por algumas religiões como um caminho para o progresso espiritual, mas as técnicas de meditação são anteriores a qualquer religião organizada. No Oriente, tem sido um método tradicional de cura por séculos. No budismo, é visto como a ciência da mente. Se você conhecer sua própria mente, poderá transformar sua vida.

Há muitas perguntas e preocupações que as pessoas têm quando começam a pensar em meditar. O principal é não deixar essas perguntas atrapalharem, mas sim tentar a meditação para ver como é.

Comece com a meditação Atenção Plena e veja como é. Você não tem nada a perder e tudo a ganhar tentando.

Conclusão

A meditação não é estranha ou esquisita, e não é uma religião, controle da mente, retiro, ou fuga do mundo. É uma prática ativa que melhora o estado de alerta e clareza, através do qual você pode alcançar um estado de observação de seus pensamentos, em vez de apenas deixá-los balançar de árvore em árvore como um macaco.

Você não precisa julgar bem ou mal, apenas observe o que acontece da mesma forma passivamente ativa que você assiste a um filme ou programa de TV. Ou seja, você escolhe prestar atenção ao que deseja, quando quiser. Se você não gosta do filme, pode desligá-lo. Se você não gosta do programa, pode mudar de canal.

Todos os tipos de pensamentos surgirão quando você começar a olhar dentro de sua própria mente no curso da meditação. Alguns podem surpreender e até mesmo chocar você, mas um pensamento perdido não é nada para se sentir culpado. Não é você. Você não é seus pensamentos. Eles surgem e caem. Você escolhe segui-los ou não.

Meditação não é controle da mente. Você não está tentando impedir pensamentos “ruins”, apenas observando-os se eles aparecerem e observando-os enquanto eles desaparecem novamente. Se eles continuarem surgindo, como lembranças de um incidente da infância ou um conflito recente com seu cônjuge, reserve um tempo para examiná-lo deliberadamente para ver em que “momentos de ensino” estão contidos.

A meditação pode ser uma forma eficaz de redução do estresse e tem o potencial de melhorar a qualidade de sua vida e diminuir suas preocupações com a saúde e os custos que geralmente acompanham essas doenças. O melhor de tudo é que pode libertar você de estar preso no passado e de se fixar no futuro. A meditação permite que você viva no momento, momento a momento, aproveitando as coisas à medida que elas se desenvolvem, ou experimentando, de forma consciente, o consumo de sorvete de mãos dadas com seu parceiro ou brincando com seus filhos no parque.

Sua jornada de meditação começa com um único passo. Olhe para dentro enquanto lê esta frase e observe o que você está pensando, o que seu corpo está sentindo. Através da atenção plena vem o foco e a consciência, e através da consciência, o caminho para desenvolver o seu melhor eu.

Ao seu sucesso!