Tempo de leitura: 5 minutos

Como mencionamos, a meditação oferece muitos benefícios para a saúde. Alterações essas que resultam numa melhora para o seu cérebro. Muitas pesquisas sobre meditação e meditação como parte de uma prática de yoga demonstram algumas mudanças físicas muito claras.

Um estudo mostrou que a meditação produzia uma massa cinzenta mais densa no hipocampo do cérebro, a sede da memória, a aprendizagem, a autoconsciência e a compaixão.

Outro estudo mostrou que pode melhorar a saúde do núcleo caudado, uma parte do cérebro que controla as funções motoras, como a respiração e o movimento, e as funções não motoras, incluindo certas formas de aprendizado. Aqueles com doença de Parkinson têm problemas com esta parte do cérebro e, portanto, poderiam se beneficiar da meditação. A meditação também melhora a conectividade do caudado com outras partes do cérebro quando feita em conjunto com a ioga.

Yoga - A Saudação dos Chakras

A meditação pode prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade e altera as ondas alfa no cérebro, para melhorar a função mental. Ele altera a espessura cortical, resultando em melhor atenção e uma percepção mais clara do próprio corpo. A meditação melhora a respiração e torna o corpo menos sensível à dor.

O mapeamento cerebral com ressonância magnética mostrou mudanças estruturais significativas no cérebro após apenas algumas semanas de meditação por menos de 30 minutos por dia.
Já que sabemos cientificamente que algo está sendo profundamente alterado dentro do corpo enquanto mapeamos o cérebro, não é surpresa que aqueles que meditam relatem observar ou experimentar certas coisas que eles acham incomuns.

Alguns dizem que sua cabeça parece mais fria, mais leve. Outros relatam que seu corpo parece estar flutuando. Muitas pessoas sentem-se energizadas e / ou como se a sua respiração fosse mais fácil e enchesse seus pulmões e corpo com oxigênio enriquecedor.

Alguns relatam dores de cabeça após a meditação ou muita meditação. Alguns relatam que meditar com um chapéu ou outra cabeça cobrindo como uma bandana ou xale pode ajudar.

Outros relatam dor nas costas ou rigidez. Vai depender de como você se senta e por quanto tempo. De um modo geral, alongando um pouco e mantendo-se aquecido, mas não muito quente, pode eliminar esses problemas. Um xale, jaqueta leve ou cobertor pode ajudar.

Alguns relataram uma mudança de perspectiva, como se ver como se estivessem fora de seu corpo. Outros viram luzes, cores ou padrões piscando. Algumas pessoas relataram lembranças repentinas de seu passado, ou mesmo de vidas passadas.

Os hindus e os budistas acreditam na reencarnação, isto é, que o que eles chamam de mente que reside continuamente se move de corpo a corpo, como mudamos de casa em casa. Quando você morre, sua mente raiz, como é chamada, transfere-se para outro ser vivo no momento da concepção. Se tivermos sorte, temos uma preciosa vida humana. Se tivermos azar, podemos acabar no reino animal como um porco ou uma vaca, destinados apenas a uma vida curta e brutal antes da morte e do renascimento.

A reencarnação pode ser um conceito estranho para os ocidentais e completamente rejeitada por pessoas que seguem religiões como o cristianismo e o judaísmo, mas se meditarmos sobre isso, talvez não pareça tão improvável, e que as pessoas possam se lembrar de experiências de uma ou mais vidas passadas.

Por exemplo, quando você tinha 10 anos, seu corpo e sua mente eram derivados do corpo e da mente que você tinha quando tinha 9 anos. O corpo e a mente que você tem aos 9 anos de idade são derivados do corpo e da mente que você tinha aos 8 anos. , 7, 6, 5 e assim por diante, até a infância, e até mesmo antes do seu nascimento. Estudos mostraram que os bebês podem até ouvir sons e ouvir música enquanto ainda estão dentro da mãe.

Se você já teve algum contato com um bebê recém-nascido, ou filhote, saberá que eles têm uma “personalidade” própria desde o momento em que nascem. De onde vêm os gostos de John ou Mary? Uma tendência em uma vida passada. Por que alguns cães gostam de jogar bola e outros não podem ser incomodados? Uma tendência em uma vida passada.

Este é um ponto importante, porque também pode ajudar você a explicar os pensamentos muito estranhos que podem surgir em sua cabeça enquanto você está meditando, coisas que você nem imagina ter pensado. Não há razão para se envergonhar deles. Eles surgem por causa de tendências em vidas anteriores. É uma questão do que você faz com a preciosa vida humana que você tem agora que pode ajudar a reduzir o ciclo de sofrimento e pensamentos negativos, e substituí-los por uma mente positiva e pacífica que beneficiará a todos.

Uma mente positiva e pacífica é o principal objetivo de toda a meditação, mas existem diferentes tipos de mediação que se esforçam para atingir diferentes objetivos finais. Vejamos brevemente algumas das meditações mais comuns que você provavelmente encontrará e o objetivo final de cada uma delas.