O Que é Meditação?

Tempo de leitura: 7 minutos

Introdução

Nós vivemos em um mundo muito estressante. Você provavelmente não precisa de mim para lembrá-lo desse fato. Por que estamos tão estressados? Por que nos sentimos tão pressionados? Por que parece que o contentamento e a paz são tão difíceis de se encontrar? Bem, para a maioria das pessoas, elas simplesmente têm muitos deveres, responsabilidades, distrações e rotinas, ocupando seu tempo e atenção, pode ser hora de começar uma prática de meditação.

A meditação é um método milenar de acalmar a mente para que ela possa se concentrar melhor. Cria um estado de paz interior no qual você não tem que julgar ou fazer, você apenas observa e é. Uma vez que a mente esteja calma e clara, ela pode ser usada para aproveitar o poder dentro de você, para que você possa viver sua melhor vida e alcançar todo o seu potencial.

A meditação costumava ser descartada pelos ocidentais por ser considerada algo para “hippies” e pessoas que vivem no Oriente. A verdade é que qualquer pessoa pode se beneficiar da meditação se estiver disposta a dedicar tempo e dedicar algum esforço para aprender sobre ela e depois seguir meditando regularmente por alguns minutos por dia.

Neste guia, você aprenderá o que é meditação, quais são seus benefícios para a saúde e como iniciar sua própria prática de meditação. Vamos começar com o que é meditação, então você entenderá o que estará fazendo e esperando realizar em sua jornada de meditação.

1 – O Que é Meditação?

A meditação é um treinamento, uma prática mental em que um indivíduo foca na mente a fim de melhorar a concentração, ou para criar um certo estado de espírito, a fim de obter uma série de benefícios físicos, mentais e espirituais. Não é um destino, mas uma jornada em sua mente para aproveitar seu poder e viver sua melhor vida. Uma vez que você está vivendo sua melhor vida, você será capaz de ajudar os outros com muito mais facilidade, sem se exaurir.

Caminho da Jornada

A meditação remonta a milhares de anos e tem sido usada como componente da medicina tradicional indiana (ayurvédica) e chinesa, a fim de promover o equilíbrio, a saúde e o bem-estar geral do corpo, mente e espírito.

Uma mente saudável traz um corpo saudável e vice-versa. A falta de saúde pode afetar o estado mental de alguém, provocando ansiedade, depressão e outros transtornos de humor. Uma boa prática de meditação irá equilibrar suas energias e melhorar seu humor. As coisas que pareciam ser problemas reais em breve se tornarão apenas alguns dos pequenos desafios que você enfrenta a cada dia enquanto faz sua rotina diária.

Meditação não é sobre zonear e esvaziar a mente completamente. A palavra sânscrita original, dyhana, significa pensar. Todos pensamos, interminavelmente, todos os dias, todos os momentos de vigília e até quando estamos dormindo, na forma de sonhos.

Mas quantos desses pensamentos são realmente úteis ou benéficos? Não importa o quão “modernos” e práticos nós pensemos que somos, como superiores nós somos, ou quão inteligentes acreditamos ser, sempre há espaço para aprender a pensar com mais clareza.

Estamos tão estressados no mundo moderno que é fácil ficar frustrado, com raiva e agir como resultado. O estresse intenso pode não apenas fazer com que nos comportemos de uma maneira que iremos nos arrepender, mas também prejudicará nossa saúde na forma de dor nas costas, distúrbios digestivos, disfunção sexual e, nos piores casos, abuso de substâncias e até mesmo suicídio e homicídio.

A meditação pode ajudar até mesmo as personalidades do tipo A mais desenfreadas a encontrarem a paz interior e se tornarem menos estressadas quando aprenderem o que é a meditação e por que ela é tão eficaz. O aspecto mais importante da meditação é aquietar a mente em primeiro lugar, a fim de poder usar a mente mais calma para estar plenamente presente no agora e obter sabedoria. Neste guia, você encontrará uma série de dicas para ajudá-lo a aperfeiçoar sua mente e aprofundar sua capacidade de meditar.

Vamos começar com as razões pelas quais a meditação é tão benéfica. 

2 – Por que Meditar?

O propósito da meditação é cultivar os estados mentais que criam e mantêm um estado de paz e bem-estar e eliminam aqueles que não o fazem. A maioria de nós não diminui o ritmo o suficiente para examinar nosso próprio estado mental em um determinado momento. Ficamos com raiva, por exemplo, e agimos de alguma forma, sendo sarcásticos, batendo coisas, gritando, ou até mesmo acertando coisas, às vezes até um ser vivo, como um animal de estimação ou um ente querido. A raiva pode levar as pessoas a extremos que ninguém jamais imaginaria de uma pessoa comum, como incidentes de raiva na estrada e até mesmo assassinato.

A meditação ajuda a acalmar a mente e permite que a pessoa tenha controle sobre ela mesma e não sofra as consequencias do ato sem pensar. Os meditadores chamam a mente sem foco de “mente de macaco” porque ela oscila em todo lugar causando todo tipo de dano. O oposto da mente do macaco é a atenção plena, isto é, a mente cheia, “mente preenchida”, estando alerta e consciente, e através desta consciência, capaz de tomar decisões inteligentes.

Controlar a mente não parece muito divertido, é verdade, mas não estamos falando de reprimir emoções. Em vez disso, a meditação é uma maneira de observar sua própria mente para compreendê-la melhor. Na verdade, é muito libertador quando você percebe que tem escolhas e opções.

Se imaginarmos um oceano de pensamentos, as emoções e idéias que aparecem em nossa mente são como ondulações e ondas. Eles sobem e caem naturalmente. É somente se escolhermos seguir um, montar a onda, por assim dizer, que esse pensamento em particular pode ter poder sobre nós, e através desse poder nos desencadear a agir de maneira infeliz.

Quão melhor se você pudesse enfrentar qualquer “desafio” com uma mente calma, e a compreensão de que as pessoas são apenas humanas, e os humanos esquecem. Esse esquecimento não é uma arma que está sendo usada para prejudicá-lo, é apenas uma manifestação de falta de foco e concentração. Esse esquecimento é um bom exemplo de como é útil fazer uma lista antes de ir ao supermercado. Todas essas contemplações mais fundamentadas podem se transformar de ruins em boas e boas em sábias e consideradas perspectivas.

Se examinarmos honestamente nossa vida, descobriremos que a maior parte de nosso tempo e energia é gasta em um ciclo de atividades comuns, trabalho, assistir TV, falar ao telefone e assim por diante. Quase toda a nossa rotina diária está perseguindo a segurança material e emocional, desfrutando de prazeres sensoriais, como comer, beber e assim por diante, ou estabelecer uma boa reputação.

Embora essas coisas possam nos fazer felizes por um curto período de tempo, elas não são capazes de fornecer o contentamento profundo e duradouro pelo qual ansiamos. Mais cedo ou mais tarde, nossa felicidade se transforma em insatisfação e nos encontramos engajados na busca de mais coisas que achamos que nos farão felizes.

Toda essa perseguição leva ao estresse e à infelicidade. Meditação, por outro lado, nos ensina que a felicidade não está fora de nós mesmos em sorvete, um lindo cônjuge ou um carro chique. Felicidade é um estado de espírito. Portanto, a verdadeira fonte de felicidade está na mente, não nas circunstâncias externas de nossas vidas, no que temos ou não temos.

A meditação, portanto, oferece uma gama de benefícios para a saúde mental e emocional. Mas também há benefícios físicos. Vamos ver isso no próximo capítulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.